“Duas coisas enchem a mente de assombro e reverência: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim.”

Kant

 

Nas empresas contemporâneas, a ética é reconhecida como um componente crucial para a sobrevivência e a confiança de uma organização.

A responsabilidade nesta situação recai sobre a ética empresarial, que é responsável por moldar as práticas e comportamentos dentro do ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que influencia as decisões e ações dos funcionários e das lideranças.

A ética nas empresas não apenas ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, mas também afeta as relações com os clientes, fornecedores e demais stakeholders, impactando diretamente na imagem e na credibilidade da organização perante a sociedade.

Portanto, para estabelecer uma cultura ética nas empresas a longo prazo, é importante investir na construção de relações confiáveis desempenhando um papel fundamental na reputação das organizações sendo necessário uma liderança sólida e consistente.

Uma cultura ética forte gera confiança e aumenta a satisfação dos funcionários e a produtividade da equipe. Mas a incorporação de valores éticos nas atividades diárias de uma organização não acontece por acaso.

Segundo a Professora e Filósofa Lúcia Helena Galvão vivemos ética de coerção e não de convicção. Por isso, as lideranças desempenham um papel fundamental na promoção de uma cultura ética eficaz, pois são responsáveis por estabelecer e comunicar os valores e princípios da empresa. Eles devem ser os primeiros a adotar e demonstrar esses valores no seu dia a dia. Ao fazerem isso, eles criam um ambiente no qual os colaboradores se sentem encorajados a fazer o mesmo porque desejam, e não porque sofrerão algum tipo de punição.

Além disso, as lideranças têm a função de estabelecer e implementar políticas e práticas que promovam a ética nos negócios através de programas de treinamento e capacitação, estabelecimento de diretrizes claras sobre condutas éticas e criação de políticas de integridade que abordem os princípios éticos e os valores que devem ser seguidos por todos os colaboradores da organização. Iniciativas como estas são apenas alguns exemplos que podem auxiliar no enfrentamento dos dilemas éticos existentes no dia a dia.

A promoção de uma cultura ética nas empresas depende, em grande parte, da postura e do exemplo dado pelas lideranças pois os gestores são responsáveis por estabelecer um ambiente de trabalho baseado na honestidade, transparência e respeito, inspirando diretamente o comportamento dos seus subordinados.

 

Se os líderes demonstram uma conduta ética, é mais provável que os colaboradores também sigam esse mesmo caminho pois ética empresarial vai muito além do mero cumprimento de leis. É uma missão.

 

 

Benicia Montelli

Membro da Comissão de Ética e Compliance da Divisão Jurídica da FEDERASUL

Publicado em: Outubro/2023

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

CARVALHO, André Castro. Manual de Conformidade. Disponível em: https://www.academia.edu/44410924/Manual_de_Compliance. Acesso em 02 de out 2023.

 

FERRAZ, Carlos Adriano. Ética Elementos Básicos. NEPFIL: São Paulo, 2021.

 

GALVÃO, Lúcia Helena. Sobre ética e chocolates. Palestra TEDxPassoFundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z-mrb_9yJ7s&t=70s. Acesso em 02 out 2023.

 

PARIS, André Hemerly. Compliance – Ética e transparência como caminho. Lumen Juris, 2019.